domingo, 8 de julho de 2012

MARIA DA GLÓRIA (Diego Akel, animação. P/B. 2012, Ceará, Brasil. 02'11'')



Maria da Glória from Diego Akel on Vimeo.



Realização de Diego Akel, um dos principais animadores brasileiros, que tem disponibilizado suas produções mais recentes em Creative Commons, diponível para qualquer pessoa assistir online, baixar e mesmo copiar à vontade, dentro dos critérios da licença CC BY-NC-ND.

O resultado desse trabalho foi desenvolvido a partir do edital "Se Essa Rua Fosse Minha", da Secretaria de Cultura de Fortaleza, que teve caráter comemorativo ao aniversário da cidade. Cada proponente deveria fazer um projeto para um filme (de ficção, documentário, experimental ou animação) sobre uma rua de Fortaleza, e Diego Akel investiu seu olhar sobre sua própria rua que leva o nome de sua obra:  Maria da Glória.

"A ideia é mostrar uma visão da minha rua (ou melhor, alameda) a partir dos detalhes da paisagem urbana que passamos e muitas vezes não percebemos, como grades, muros, telhados, jardins, plantas, calçadas... e outros mais. A partir de fotografias dos detalhes da rua, trabalharei animando em cima destas, mesclando umas com as outras e, no fim das contas, juntando as quatro categorias - um tipo de 'documentário experimental de ficção animado'. Durante a pesquisa e testes para a concepção do filme desenvolvi várias imagens, e as que estão logo abaixo são as que anexei ao projeto. A ideia é criar algo que se assemelhe a um conceito de "gravuras animadas", e a textura com branco esbatida característica das gravuras é algo pelo qual tenho estado perdidamente apaixonado ultimamente", revela o cineasta em seu blog pessoal (www.cineakel.blogspot.com)



------

Sobre a licença

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Esta licença é a mais restritiva das seis licenças principais do Creative Commons, permitindo que os outros façam o download de suas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a você, não as alterem ou façam uso comercial delas.


Para download: 
CLIQUE AQUI

Para mais informações sobre Diego Akel (Ceará, Brasil):
www.cineakel.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você sabia???

...que uma boa forma de caprichar em uma programação variada em seu cineclube é participar bastante de fóruns online de apreciação cinematográfica??? Se você manja de inglês e espanhol, vale a pena conferir o site desses muchachos: Portal Cine-Clásico. Lá você baixa de tudo, posta de tudo... e ainda confere maravilhosos artigos sobre cinematografias bem específicas!!! Ó só http://www.cine-clasico.com/