O Videolog, o maior site de compatilhamento de vídeos da América Latina e pioneiro em todo o mundo, está completando três anos em Junho, com mais uma novidade para os usuários. A partir do próximo mês será adotada uma nova ferramenta de licenciamento de vídeos para fins comerciais. Com isso, qualquer usuário poderá autorizar diretamente o uso dos filmes postados no Videolog, que está, com esta prática, fortalecendo a aliança com a Creative Commons, organização internacional que garante os direitos de obras publicadas na internet e é responsável pelo produto.
Esta é a nossa característica principal, todo material publicado no Videolog é licenciado pelo próprio usuário, ele nunca perde os direitos sobre suas obras”, explica Edson Mackeenzy, Diretor Executivo do portal.
O Videolog está dando um passo importante não só na internet brasileira como global. Com a adoção do Creative Commons, o Videolog consolida-se como uma comunidade de fato colaborativa e, sobretudo, dá poder para cada um dos seus usuários decidirem como seu vídeo será utilizado por outras pessoas, este é o conceito.”, afirma Ronaldo Lemos, Diretor do Creative Commons no Brasil.
Para Mack, a medida vai facilitar a vida de quem quer ser remunerado por usos comerciais da sua obra, evitando intermediários. “Imagine o potencial dos usuários do videolog poderem definir claramente quais os termos para uso comercial da sua obra. Um produtor do nordeste pode ter seu vídeo exibido comercialmente em uma TV do sul e vice-versa, sem burocracia e isto é fantástico!”, comemora. “Assim, o Videolog abre um caminho muito importante para o desenvolvimento de um modelo de negócios aberto para vídeos online.”, completa Ronaldo, que convidou os criadores do Videolog para participar do Icommons, na Croácia, em Julho. É o Brasil exportando conhecimento e o Videolog ganhando o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário